© Ana Marçalo

Notícias

Destaques
Saídas científicas - RAAlg & Ocean Vibes

Saídas científicas RAAlg & Ocean Vibes

A colaboração com outras entidades surge com o intuito de partilhar ideias e conhecimento, unindo

Resgate de tartaruga-de-couro

Resgate de uma tartaruga-de-couro ao largo da Ilha do Farol

Ao fim da tarde do dia 7 de junho, a passada sexta-feira, recebemos um alerta da Polícia Marítima de

Educação ambiental e literacia dos oceanos

𝗘𝗱𝘂𝗰𝗮çã𝗼 𝗔𝗺𝗯𝗶𝗲𝗻𝘁𝗮𝗹 𝗲 𝗟𝗶𝘁𝗲𝗿𝗮𝗰𝗶𝗮 𝗱𝗼𝘀 𝗼𝗰𝗲𝗮𝗻𝗼𝘀

Além da resposta a arrojamentos mortos, outra das tarefas atribuídas à nossa equipa é a realização

Outras notícias

20/08/2024

Saídas científicas RAAlg & Ocean Vibes

A colaboração com outras entidades surge com o intuito de partilhar ideias e conhecimento, unindo esforços para atingir um objetivo comum de forma mais eficiente. 

Desde há uns tempos que a equipa da RAAlg se uniu à Ocean Vibes Algarve, na realização de "saídas científicas". 

Estas saídas têm em vista o levantamento de dados para fins científicos e advém unicamente da observação das espécies alvo, tais como os cetáceos, a bordo de uma embarcação, sem qualquer tipo de interação com as mesmas. O conhecimento mais aprofundado acerca das espécies de cetáceos que frequentam a costa algarvia, a identificação e ecologia comportamental das mesmas, apresentam-se como os principais objetivos para a realização destas saídas.

A cada elemento da equipa corresponde uma função específica, de forma a maximizar a recolha de dados durante o tempo estipulado para cada observação. À RAAlg cabe o apoio às mesmas por meio de um drone, complementando assim o registo audiovisual (recolhido com a licença AOC/01/2024, emitido pelo ICNF), o que permite uma posterior análise mais detalhada destes encontros.

Ao longo destes meses têm sido vários os encontros com estes fascinantes seres, entre os quais a baleia-comum (𝘉𝘢𝘭𝘢𝘦𝘯𝘰𝘱𝘵𝘦𝘳𝘢 𝘱𝘩𝘺𝘴𝘢𝘭𝘶𝘴) (Fotos 1 e 2), a falsa-orca (𝘗𝘴𝘦𝘶𝘥𝘰𝘳𝘤𝘢 𝘤𝘳𝘢𝘴𝘴𝘪𝘥𝘦𝘯𝘴) (Fotos 3 e 4) e a baleia-piloto (𝘎𝘭𝘰𝘣𝘪𝘤𝘦𝘱𝘩𝘢𝘭𝘢 𝘮𝘢𝘤𝘳𝘰𝘳𝘩𝘺𝘯𝘤𝘩𝘶𝘴) (Fotos 5 e 6).

*Na foto 1, canto superior direito, podemos observar ainda tartaruga-comum (𝘊𝘢𝘳𝘦𝘵𝘵𝘢-𝘤𝘢𝘳𝘳𝘦𝘵𝘢). 

Agradecemos ao Alfredo Rodrigues e à Ocean Vibes a oportunidade de colaboração e a partilha destes momentos. Observar animais selvagens no seu habitat natural é realmente fascinante!

Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3

imagem 4

imagem 5

Saídas científicas - RAAlg & Ocean Vibes
20/08/2024

Resgate de uma tartaruga-de-couro ao largo da Ilha do Farol

Ao fim da tarde do dia 7 de junho, a passada sexta-feira, recebemos um alerta da Polícia Marítima de Olhão, comunicando a existência de uma tartaruga-marinha viva, presa em redes de pesca, ao largo da Ilha do Farol. Imagem removida.

Uma vez que não é da competência da nossa equipa, dar resposta a este tipo de ocorrências, a situação foi remetida à equipa do Porto d'Abrigo do Zoomarine.

Numa colaboração entre este Centro de Reabilitação, o Comando Local da Polícia Marítima de Olhão e a Estação Salva-vidas de Olhão, o animal foi libertado das redes e examinado, podendo retomar a sua rota, visto não apresentar qualquer lesão.

De realçar que a informação deste incidente chegou, às entidades competentes, por parte de um popular que agiu de forma célere tornando esta ocorrência numa história com final feliz, o que nem sempre acontece.

A captura acidental em artes de pesca, ativas ou abandonadas, é um dos principais perigos que estes animais enfretam e uma das principais causas de morte para esta espécie de tartaruga-marinha, a tartaruga-de-couro (𝘋𝘦𝘳𝘮𝘰𝘤𝘩𝘦𝘭𝘺𝘴 𝘤𝘰𝘳𝘪𝘢𝘤𝘦𝘢).

Para RELEMBRAR!

Em caso de encontro com um animal arrojado nas praias do Algarve, contacte:

Arrojamento morto

--» RAAlg: (+351) 968688233 ou registe o alerta em www.raalg.pt

Arrojamento vivo

--» ABRIGOS (Rede de Apoio a Mamíferos marinhos) (+351) 968849101

Resgate de tartaruga-de-couro
16/08/2024

𝗘𝗱𝘂𝗰𝗮çã𝗼 𝗔𝗺𝗯𝗶𝗲𝗻𝘁𝗮𝗹 𝗲 𝗟𝗶𝘁𝗲𝗿𝗮𝗰𝗶𝗮 𝗱𝗼𝘀 𝗼𝗰𝗲𝗮𝗻𝗼𝘀

Além da resposta a arrojamentos mortos, outra das tarefas atribuídas à nossa equipa é a realização de sessões de 𝗘𝗱𝘂𝗰𝗮çã𝗼 𝗔𝗺𝗯𝗶𝗲𝗻𝘁𝗮𝗹 𝗲 𝗟𝗶𝘁𝗲𝗿𝗮𝗰𝗶𝗮 𝗱𝗼𝘀 𝗼𝗰𝗲𝗮𝗻𝗼𝘀.

Estas sessões têm como objetivo promover a consciencialização e sensibilização das crianças e jovens para questões ambientais, instruindo-os e dando-lhes ferramentas para que possam formar opiniões e assumir uma postura de responsabilidade e participação ativa nestas questões. 

A convite de professores, a nossa equipa compareceu esta semana nas escolas 𝗘𝗕𝟭 𝗱𝗮 𝗖𝗮𝘃𝗮𝗹𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗲 𝗘𝗕𝟭 𝗻°𝟲 𝗱𝗲 𝗢𝗹𝗵ã𝗼, onde foram realizadas sessões para crianças do 1º ciclo.

As palestras foram acompanhadas por material didático adaptado e ainda por várias amostras colhidas durante a resposta aos arrojamentos, o que permitiu uma melhor compressão dos temas abordados e familiarização com o nosso trabalho.

Gostaríamos de agradecer aos professores pelo convite e a todos os alunos pelo caloroso acolhimento. 

Além do gosto que temos em divulgar nosso trabalho, é nossa RESPONSABILIDADE formar aqueles que serão o nosso FUTURO, com o desafio acrescido de ter resposta para todas as “questões” que surgem durante a realização destas sessões. 

2

3

4

Educação ambiental e literacia dos oceanos