© Ana Marçalo

Notícias

Destaques
Foca-cinzenta na costa algarvia

Foca-cinzenta na costa algarvia

No passado Domingo, dia 5 de dezembro, recebemos um alerta para a presença de uma foca-cinzenta (𝐻𝑎𝑙

Poster de Espécies “Baleias, Golfinhos e Tartarugas marinhas do Algarve”

Tal como prometido, já se encontra disponível o poster de Espécies de Baleias, Golfinhos e

Ana CCV Lagos

A RAAlg vai às escolas

       A convite do Centro de Ciência Viva de Lagos, no dia 25 de novembro, os trabalhos da RAAlg

Outras notícias

11/12/2021

Foca-cinzenta na costa algarvia

No passado Domingo, dia 5 de dezembro, recebemos um alerta para a presença de uma foca-cinzenta (𝐻𝑎𝑙𝑖𝑐𝑜𝑒𝑟𝑢𝑠 𝑔𝑟𝑦𝑝𝑢𝑠) junto ao porto de pesca de Albufeira.

Este animal tem vindo a ser observado desde 2020 ao longo da costa continental espanhola e portuguesa, e desde então tem sido monitorizado pelas entidades locais competentes dos dois países (institutos de conservação da natureza, centros de recuperação, redes de arrojamentos e autoridades marítimas).

Uma vez que é comum a aproximação destes animais da orla costeira e por aparentar ser um animal saudável, não houve ainda razões médico-veterinárias para o recolher. Apesar de apresentar algumas feridas (visíveis no vídeo), estas não revelam ser preocupantes, mas apenas ligeiras escoriações resultantes de se coçar.

Ontem fomos informados de que o animal continua a ser avistado pelas praias da costa algarvia, rumando para este.

Como tal, e por se tratar de um ANIMAL SELVAGEM que pode apresentar comportamentos imprevisíveis, apelamos a que caso o avistem MANTENHAM A DISTÂNCIA E CONTACTEM DE IMEDIATO AS ENTIDADES COMPETENTES (ABRIGOS/Instituto da Conservação da Natureza: 919274795 ou Autoridade marítima: Piquetes da Polícia Marítima) facultando algumas informações importantes para a continuação da sua monitorização.

Alertamos também para a importância de não serem publicadas fotos do animal nas redes sociais, bem como a sua localização, de forma a evitar aglomerados que possam causar-lhe um stress acrescido.

 

 

Foca-cinzenta na costa algarvia
06/12/2021

Poster de Espécies “Baleias, Golfinhos e Tartarugas marinhas do Algarve”

Tal como prometido, já se encontra disponível o poster de Espécies de Baleias, Golfinhos e Tartarugas marinhas do Algarve.   Este poster foi idealizado pela equipa RAAlg e elaborado com todo o pormenor científico por um ilustrador e biólogo perito em estudos com espécies marinhas protegidas. A lista total de espécies é baseada em arrojamentos para a área (Algarve), desde que há registo, assim como em informações de avistamentos de espécies que nunca arrojaram, mas que foram observadas em águas costeiras (ex: Baleia-azul, Baleia-de-bryde, Orca e Falsa-orca).

É com todo o gosto que o disponibilizamos para download de forma gratuita, na nossa página, fazendo votos que seja feito o uso correto do mesmo, com o objetivo comum de promover a literacia do oceano.

A RAAlg agradece a disponibilidade do ilustrador, Tokio, e de todos os que contribuíram para que o resultado final fosse este, de que tanto nos orgulhamos.

Poster

O link de acesso direto ao poster encontra-se abaixo:

https://www.raalg.pt/especie/poster-cetaceos-e-tartarugas-marinhas

30/11/2021

A RAAlg vai às escolas

       A convite do Centro de Ciência Viva de Lagos, no dia 25 de novembro, os trabalhos da RAAlg foram apresentados em duas palestras, para plateias de diferentes faixas etárias, das escolas de Lagos. 

       A primeira apresentação foi feita para alunos do 4º ano de escolaridade no âmbito do projeto Escola Ciência Viva, um projeto educativo que conta com a participação de instituições científicas e de profissionais da ciência e da tecnologia com o objetivo de desenvolver nos alunos, desde bem cedo, o prazer de aprender, experimentar e descobrir. A segunda palestra foi dirigida a uma turma do 10º ano da Escola Secundária Gil Eanes, de Lagos, inserida no projeto Mar Azul, o qual pretende promover a literacia dos oceanos, elevando a consciência e o conhecimento sobre questões marinhas e costeiras.

       A RAAlg agradece o convite do Centro de Ciência Viva de Lagos e o entusiasmo dos alunos que, desde os pequenotes aos mais graúdos, revelaram muito interesse na atividade e tiveram uma participação muito dinâmica.

      Aproveitámos também a ocasião para lançar o novo poster de Espécies de Cetáceos e Tartarugas Marinhas da Costa Algarvia, o qual estará brevemente disponível online, aqui, na nossa página e poderá ser descarregado de forma gratuita.

CCV Lagos

CCV Lagos

Ana CCV Lagos