© Ana Marçalo

Notícias

Destaques
Dia Europeu dos Parques Naturais

Dia Europeu dos Parques Naturais

Para comemorar do Dia Europeu dos Parques Naturais e no âmbito de uma atividade desenvolvida pelo

Tartaruga-comum/Praia de Faro

Dia Mundial da Tartaruga🐢

Desde 2010, ano em que foi ativada a primeira rede regional de arrojamentos do Algarve, que se deu

Dia Aberto PNRF

Dia Aberto do Parque Natural da Ria Formosa

No passado sábado, dia 7 de maio, a RAAlg teve o prazer de participar no Dia Aberto do Parque

Outras notícias

07/06/2022

Dia Europeu dos Parques Naturais

Para comemorar do Dia Europeu dos Parques Naturais e no âmbito de uma atividade desenvolvida pelo Centro de Educação Ambiental de Marim (CEAM), no dia 24/05 a RAAlg abriu mais uma vez os seus laboratórios.

Desta vez contámos com a visita de uma turma de 10º ano da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão. Os alunos fizeram-se acompanhar por alguns dos seus professores, bem como por representantes da Casa da Juventude de Olhão, uma vez que a atividade estava também inserida no programa do 11º Festival “Mostra-te”, promovido pelo município de Olhão.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido em laboratório, dos procedimentos efetuados em campo durante a resposta um arrojamento e aprender sobre a importância da existência de redes de arrojamentos regionais a operar sistematicamente no terreno e de como a informação recolhida pode ser uma importante ferramenta na conservação de espécies protegidas, como os cetáceos e as tartarugas-marinhas.

A Rede Nacional de Arrojamentos, na qual estão integradas todas as redes regionais, é coordenada pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), sendo o trabalho desenvolvido em parceria e permanente cooperação entre as várias entidades envolvidas. Além disso, a RAAlg tem o privilégio de estar sediada em pleno Parque Natural da Ria Formosa, em instalações cedidas pelo ICNF, o que torna ainda mais estreita esta colaboração, nomeadamente em atividades de divulgação, sensibilização e consciencialização ambiental.

Dia Europeu dos Parques Naturais (Foto: @João Evaristo)
@João Evaristo
Dia Europeu dos Parques Naturais (Foto: @João Evaristo)
@João Evaristo

 

Dia Europeu dos Parques Naturais
23/05/2022

Dia Mundial da Tartaruga🐢

Desde 2010, ano em que foi ativada a primeira rede regional de arrojamentos do Algarve, que se deu início à monitorização sistemática de todos os arrojamentos de tartarugas-marinhas ao longo da costa algarvia.

Entre as cinco espécies de tartarugas-marinhas que ocorrem em águas portuguesas, três foram até à data registadas para a costa algarvia. A tartaruga-comum (Caretta caretta) também conhecida como tartaruga-bôba é a espécie mais frequentemente avistada e também aquela que regista um maior número de arrojamentos na nossa costa, seguindo-se a tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) e por fim a tartaruga-verde (Chelonia mydas).

Todas estas espécies estão incluídas na Lista Vermelha da IUCN para espécies ameaçadas, pelo que toda a informação recolhida de animais arrojados se pode revelar um importante contributo na criação e implementação de projetos de conservação.

A RAAlg continua o seu trabalho de monitorização na tentativa de perceber quais as principais causas de morte dos animais arrojados e a recolher amostras para vários estudos que possibilitem um maior conhecimento sobre estas e outras espécies que ocorrem ao longo da costa algarvia.

Tartaruga-comum/Praia de Faro
23/05/2022

Dia Aberto do Parque Natural da Ria Formosa

No passado sábado, dia 7 de maio, a RAAlg teve o prazer de participar no Dia Aberto do Parque Natural da Ria Formosa, na Quinta de Marim, em Olhão.

Foi um dia em cheio, no qual tivemos a oportunidade de abrir os nossos laboratórios a todos os interessados, dando a conhecer um pouco do nosso trabalho.

Ao longo de todo o dia foram desenvolvidas atividades práticas nas quais os participantes puderam perceber todas as etapas decorridas na resposta a um arrojamento bem como participar de forma ativa em algumas das tarefas por nós desenvolvidas.

Para além de mostrar a importância da existência de uma Rede de Arrojamentos, é fundamental apostar na sensibilização de toda a população para a existência destes fenómenos, das suas principais causas e consequências e de como proceder no caso do encontro com um animal marinho (cetáceo ou tartaruga-marinha) encalhado na praia.

Foi recompensador ver o interesse de todos e as expressões de surpresa de miúdos e graúdos, com algumas das nossas revelações.

Agradecemos ao Centro de Educação Ambiental de Marim (CEAM) e ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), pelo convite para a participação neste dia de partilha e mais uma vez, pela cedência do espaço onde se encontram as instalações da RAAlg, as quais possibilitam que o nosso trabalho seja efetuado com todas as condições necessárias.

Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

Dia Aberto PNRF

Dia Aberto PNRF

Dia Aberto PNRF