No passado dia 4/04, foi registado o arrojamento de uma baleia-de-barbas da espécie Balaenoptera acutorostrata, mais conhecida como baleia-anã.
O animal, uma fêmea de 4,33m de comprimento total, foi detetado já sem vida, encalhado numa zona rochosa da Praia da Mareta, em Sagres.
Foram de imediato acionados os meios para a sua remoção e sucessiva análise, da forma mais célere possível, tendo em conta tanto as características do animal como do local do arrojamento.
Além das marcas evidentes do embate nas rochas, foram detetados, ao longo do corpo do animal, alguns sinais de interação interespecífica (interação com outras espécies), tais como marcas de dentes de golfinho.
Apesar de aparentar uma morte recente, dadas as condições externas do cadáver, a necrópsia revelou a autólise avançada* dos seus órgãos internos, inviabilizando a amostragem dos mesmos, para análise futura. O estômago foi também analisado, não sendo registada a presença de qualquer conteúdo.
Embora não tenha sido possível tirar conclusões acerca da causa de morte, o levantamento de informação acerca deste arrojamento, bem como e seu registo fotográfico, registo de biometrias, necrópsia e amostragem de tecidos e órgãos, fornecem informações bastante importantes e complementares ao conhecimento da espécie.
A baleia-anã é a espécie de baleia-de-barbas mais abundante ao largo da nossa costa, sendo também aquela que tem registado o maior número de arrojamentos ao longo dos anos. Este foi o primeiro registo de arrojamento desta espécie, para a costa algarvia, este ano.
Para saberes mais sobre esta e outras espécies frequentes na nossa costa, consulta a página da RAAlg em www.raalg.pt!
A rápida autólise em cetáceos de grande porte é um fenómeno bastante relatado que ocorre devido a fatores como a elevada temperatura interna e a grande quantidade de tecido adiposo. Esta condição compromete grandemente a realização de uma análise coerente e a determinação da causa de morte. A acumulação de gases resultantes do processo de autólise pode ainda levar à explosão do corpo, se não for manuseado com cuidado e tomando as devidas precauções.