27/01/2023

Golfinho-comum, não comum!

No decorrer de um mês de dezembro para recordar em termos de número de arrojamentos, um dos alertas recebidos pela RAAlg, notificou-nos para a presença de um golfinho morto na Praia do Burgau, concelho de Vila do Bispo.       

Ao analisarmos as fotos recebidas, percebemos de imediato que se tratava de um animal diferente dos demais golfinhos-comuns que haviam sido amostrados pela RAAlg, até à data. Este apresentava um padrão de coloração bastante diferente do habitual, sendo visíveis traços que nos remetiam para um cruzamento entre golfinho-comum e golfinho-riscado, ou ainda para a possibilidade de se tratar de uma espécie nunca avistada na nossa costa.

 As diferentes ideias foram debatidas entre a equipa, colegas e parceiros e após algum trabalho de investigação, o animal foi identificado como sendo um indivíduo da espécie Delphinus delphis, contudo apresentava uma condição especial, o melanismo. Este fenómeno pode ser explicado por uma produção excessiva de melanina, um pigmento preto, que confere uma coloração mais escura à pele ou pelagem dos animais, por consequência de uma mutação genética. Pensa-se que a ocorrência deste tipo de fenómenos esteja relacionada com o processo evolutivo de adaptação ao meio de forma a aumentar a possibilidade de sobrevivência. Entre as várias espécies descritas, um dos exemplos mais conhecidos é a pantera negra (Panthera Pardus), a qual apresenta uma variante melanística do leopardo.

Além desta característica, esta fêmea adulta apresentava-se gestante, sendo a segundo animal amostrado pela equipa nesta condição, durante o ano de 2022.  A existência de vários indícios externos de interação com pescas (marcas de redes na pele e existência de fragmento de rede fincado na barbatana caudal, a qual apresentava ainda um lobo decepado) determinaram a causa de morte como captura acidental.

Agradecemos à Débora Marujo da @Algarve Dolphis Lovers, pelo alerta, e à Câmara Municipal de Vila do Bispo, nomeadamente ao Sr. Rui Viegas, pela colaboração na remoção do animal, facilitando o transporte do mesmo para o laboratório.

Nota: Os vários padrões de golfinho-comum melanístico podem ser observados no poster de @Frédéric Lucas, 2021.

Golfinho-comum melanístico

Vários padrões de golfinhos-comuns melanísticos

Melanístico